Os Orixás são uma estrutura cármica energético que é o elo de ligação entre os planos mais baixos de consciência com os mais altos. Sua função é de Proteção, Ensinamento, Execução da Lei, Firmamento entre outros atributos.
Estão sob sua orientação a totalidade dos mentores espirituais das pessoas encarnadas e desencarnadas. Este trabalho é muito extenso e sua ramificação cobre todo o planeta. As religiões africanas são originárias dos Orixás que desembarcaram no Brasil seguindo o plano celeste pré-estabelecido.
Para se chegar a um Orixá vários níveis deveis escalar e um deles é a honra. Honrar a ancestralidade é um dos atributos mais importante dos trilheiros do caminho. A honra segue os fios invisíveis gerados pelos criadores da teia da ramificação da consciência. A quebra da honra é equivalente a obstrução com a ancestralidade e consequentemente perda de conexão saudável com suas parcelas ascendidas de contato com as fontes superiores. Um dos trabalhos de um Orixá é identificar o local da quebra da honra para que a força da ligação ancestral volte a fluir. Dentre estas áreas estão as famílias, empresas, comunidades e todos os lugares onde grupos se formam.
Um Orixá tem total outorgamento para realizar suas funções. A Lei é ele próprio.
Além do trabalho de identificação da quebra da honra nas pessoas o Orixá também executa ações com base na justiça contra aquele que a violou.
Um Orixá
Canalização: Marcelo Fernandes de Carvalho